O que levar para a Maternidade?

Vai ser mamãe? Então este post é para si.

Quando eu estava grávida, o meu segundo nome era “dúvida”.  Na realidade, é  normal termos muitas dúvidas, principalmente, quando estamos a espera do nosso primeiro filho ou, quando há uma “grande” diferença de uma gestação para outra, simplesmente porque já não nos lembramos de tudo.

No meu caso, uma das minhas maiores dúvidas era não saber o que  levar para a Maternidade, quer para mim quer para o meu bebé. Por esse motivo, é que vou justamente, tentar ajudar a si, futura mamãe! Vou partilhar hoje convosco, uma lista do que eu levei e também do que poderia ter levado na minha mala da Maternidade.

DSC_0314

Na mala da mãe

– Duas ou três camisas de dormir frescas. Convém serem abertas à frente, para ser mais fácil dar de mamar e insisto que é importante serem de facto camisas de dormir e não pijamas, para facilitar as várias observações médicas.

(Eu levei uma bem amorosa, da minha loja (Intimissimi), para receber as visitas e outras mais simples da Primark, para a estadia na Maternidade. Sublinho no entanto, que as que eu levei da Primark, só abriam até a metade do peito e não foram muito práticas, mas sei que existem umas camisas de noite de alças, que têm o mesmo sistema dos soutiens de amamentação.)

– Dois ou três soutiens de amamentação.

(Este devem ser, pelo menos, dois números acima do seu tamanho habitual. Eu levei dois e fiquei muito bem servida! Comprei os meus também na Primark e foram bastante em conta).

– Robe.

(Pode dar jeito, se tiver de caminhar para ir ao wc ou para se sentir mais à vontade na hora das visitas. Eu não levei robe, mas é daquelas coisas que vejo agora que poderia ter levado.)

– Chinelos.

(O ideal é serem de enfiar no dedo. Não se preocupe, pois está quente no quarto e os pés ainda estão inchados. Deste modo, dão para o banho e também para usar no quarto.)

– Muda de roupa para sair da Maternidade.

(O mais indicado é escolher roupas confortáveis e largas, porque a forma do nosso corpo ainda será semelhante à da gravidez. Um vestido é inclusivamente, a opção ideal.)

 

Produtos de higiene:

Cuecas descartáveis e cuecas de algodão.

(Eu não me dei bem com as cuecas descartáveis. Isto porque os pensos higiénicos que temos de colocar são muito grandes e haviam alturas em que eu usava dois de uma vez e então, as cuecas descartáveis caiam-me! Ainda bem que eu tinha levado também umas cuecas de algodão mais subidinhas lá da minha loja, pois foram as que me valeram! Quem quiser, esteja a vontade e pergunte nas lojas Intimissimi, pelas  cuecas SID928. São fantásticas para o pós parto.)

Pensos higiénicos.

(Os maiores que encontrarem. Eu pessoalmente, recomendo os da marca do Jumbo. São grandes e finos e assim não vai ter a sensação de estar a usar uma fralda.)

Discos de amamentação.

(Eu usei bastante os da marca da Medela. Eles são finos, mas absorvem bem e o algodão de dentro não fica engrossado e a formar altos.)

Batom de cieiro.

(É normal os lábios secarem com o calor do parto e com a amamentação, portanto coloquem na lista também.)

Meias para caso de sentir frio nos pés.

Produtos de higiene pessoal (champô, amaciador, gel de banho, escova e pasta de dentes, creme hidratante, escova, maquilhagem (eu levei maquilhagem, mas não usei), bico de silicone, para caso o bebé não consiga pegar no peito nas primeiras horas (eu não pensava que poderia acontecer comigo e aconteceu), pomada para o peito para aliviar a dor da amamentação (eu levei uma da marca da Medela e acreditem, foi muito útil), toalhas de banho e rosto.

– Outros: telemóvel, carregador, boletim de saúde da grávida e todos os exames que fez durante a gravidez; leque, saco para a roupa suja (da mãe e do bebé).

Na mala do bebé

– Roupa: é melhor contar com duas mudas por dia. (Há cocós que chegam às costas, bolçados que sujam dos pés à cabeça!!) Geralmente ficamos dois dias na Maternidade, mais um se for cesariana, assim sendo, seis mudas de roupa completas será o ideal. Além disso, leve gorros ou toucas (os bebés perdem muito calor pela cabeça), fraldas de pano (dão jeito para tudo: para tapar o bebé, para o aconchegar, para limpar, para o pôr a arrotar), uma manta.

(Eu levei 4 conjuntos: a primeira roupinha e a roupinha da saída da Maternidade e mais duas para o hospital. Levei também algumas peças a mais caso precisasse. Levei tamanho 0-1M. No meu caso, tive receio de levar RN, caso ele nascesse muito grande e fiz mal. O Martim nasceu com 3,275kg e as roupas de 0-1M eram grandes.)

6 body de manga comprida.

3 body de manga curta.

4 babygrow

6 pares de meia

3 toucas

3 pares de luvas

6 calças interiores

Estas fotos foram tiradas quando eu estava a tentar preparar a mala, as roupas ainda estavam com etiquetas e ainda não tinham sido lavadas.

A primeira roupinha:

DSC04318

A roupinha em que ele saiu da Maternidade:

DSC04317

DSC04315

DSC04316

Produtos de higiene: fraldas e toalhitas descartáveis, compressas para serem utilizadas húmidas na limpeza da pele do bebé, soro fisiológico individual, tesoura ou corta-unhas (há bebés que nascem com as unhas muito afiadas), escova, champô, pomada, termómetro para água do banho (caso seja você a dar), aspirador nasal, cotonete.

– A chupeta é opcional. Muitos bebés não querem chucha nos primeiros dias, preferem a mama da mãe. (E acreditem, não vale a pena insistir!)

Na mala do pai

– Snacks e água. Lembrem-se, a maior parte dos homens que se sente mal durante o parto, é devido a fraqueza por não terem comido.

– Lista das pessoas a quem querem anunciar o nascimento: Uma missão perfeita para o pai! (A mãe não tem mãos a medir com tanto para fazer, não é?)

– Máquina fotográfica. A primeira fotografia do bebé é mais outra missão para o pai.

– Roupa e produtos de higiene, se quiser dormir na Maternidade (só nos hospitais privados).

-Primeira roupinha do bebé.

-Meias para mãe

Mamães e é isto! Caso vocês tenham dúvidas em como é a chegada no hospital, o que têm de fazer, onde o pai fica e todas essas incertezas, comentem aqui ou na página do FaceBook, porque assim posso fazer um vídeo a esclarecer melhor as vossas dúvidas e relatar o meu parto.

Espero poder ter ajudado alguma mamãe.

Beijinhos enormes e uma hora bem pequenina!

ass

Poderá também gostar de ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *